Isto é algo irritante que me aconteceu há algum tempo: perdi o acesso à minha conta no Facebook e o idioma foi mudado para chinês. Mas alguns usuários relatam que sua conta foi mudada para outros idiomas, como o inglês. Também comecei a receber notificações por e-mail de grupos aos quais minha conta havia sido adicionada (novamente em chinês), mas não pude acessá-la porque a senha havia sido alterada.
O próprio Facebook não ajuda muito neste assunto – é muito difícil falar com uma pessoa real e explicar a situação para que eles possam resolvê-la – e toda vez que você tenta acessar sua conta, é redirecionado para uma página com um cadeado e uma série de símbolos chineses, ou outras letras em um idioma estrangeiro.
A dificuldade quando isto acontece é que muitas vezes não entendemos o idioma estrangeiro para o qual nossa conta foi alterada (especialmente se for chinês), então nem sequer sabemos onde está o menu para mudar o idioma para português. Ficamos presos no chinês ou em outro idioma estrangeiro e não temos a menor idéia de como navegar para redefinir nossa conta. Além disso, não há opção de mudar o idioma nesta página de “conta bloqueada”, então parecemos estar presos.
Entretanto, brincando um pouco, consegui resolver o problema. Com um pouco de experimentação e abrindo algumas abas diferentes, é possível mudar o idioma para o português. Basta abrir uma página com a opção de mudar o idioma, no mesmo navegador, e mudá-lo assim.
Veja como fazer isso rapidamente:
- Tente entrar em sua conta do Facebook
- Abra a página de ajuda do Facebook em outro navegador
- Copie e cole esta página em seu navegador original (nova aba)
- Mudar o idioma para português (canto superior direito)
- Atualize a página de login ou faça o login novamente.
- Siga os passos para recuperar sua conta.
Passaremos pelo procedimento de recuperação da conta passo a passo, de forma simples e com capturas de tela, para que você saiba o que fazer.
Passo #1 – Acesse a página “conta bloqueada” do Facebook
O primeiro passo é simples: tente entrar em sua conta no Facebook como de costume e carregar a página “conta bloqueada” em uma língua estrangeira que você não entende. Também é uma boa idéia ter o e-mail vinculado a essa conta do Facebook já aberto em uma nova aba, assim você estará pronto para começar a redefinir tudo uma vez que o tenha de volta em português.
Passo #2: Abra a página de ajuda do Facebook em outro navegador.
Você pode fazer isto no mesmo navegador que você usa inicialmente, mas ainda pode carregar no idioma estrangeiro, então é melhor fazer isto inicialmente em um novo navegador para manter as coisas separadas e simples.
Abra um novo navegador (por exemplo, Chrome, Firefox, Safari, Opera, etc.), copie e cole este link para uma página de ajuda do Facebook na barra de endereços do navegador e abra-a. Esta é a página de ajuda padrão do Facebook, que se parece com esta em português:
(Se a página não for carregada em português, clique no botão no canto superior direito e digite “português” para mudar o idioma da página).
Como você está em um navegador diferente daquele que você conectou à sua conta hackeada, a página também deve ser exibida em português. Fizemos isso para que você possa ver onde tudo está na página para quando dermos o próximo passo de carregá-la no idioma estrangeiro. Você poderia colar esta página diretamente em seu navegador original, mas estamos fazendo isso da maneira mais fácil e “passo a passo” possível.
Passo #3: Carregar a página de ajuda em uma nova aba do navegador original
O próximo passo é copiar e colar este mesmo link da página de ajuda no navegador original com o qual você está tentando acessar o Facebook. Abra uma nova aba ao lado da página de língua estrangeira com o símbolo do cadeado grande, cole-o e carregue-o.
Como sua conta foi configurada para um idioma estrangeiro, ao colar esta página no navegador vinculado com o qual você está tentando acessar o Facebook, ela provavelmente será exibida neste idioma estrangeiro. A configuração do idioma se aplica a todas as abas abertas em qualquer navegador vinculado, de modo que a página de ajuda será parecida com esta (exemplo em chinês, mas pode ser em qualquer outro idioma):
Mas como você conhece a estrutura da página depois de visualizá-la em português, deve ser fácil mudar as configurações de idioma.
Passo #4 – Mude o idioma para o português no canto superior direito
Agora que você sabe onde tudo está nesta página, você ainda pode encontrar e mudar as configurações de idioma: basta clicar na caixa no canto superior direito:
Deve aparecer uma caixa que permita selecionar o idioma que você deseja mudar. Digite em português, ou role para baixo, selecione-o e clique na caixa azul para mudar o idioma:
Neste ponto, a página deve retornar à versão em português originalmente carregada no passo 2.
Passo #5: Refresque ou recarregue a página de login original
Se você realizou esta última etapa em uma aba diferente, mas no mesmo navegador você inicialmente tentou entrar e conseguiu a página em outro idioma com o símbolo do cadeado grande, isto deveria ter mudado a configuração do idioma para português para todas as novas abas do Facebook abertas naquele navegador.
Portanto, atualize ou feche e reabra a página inicial de login “conta bloqueada”, ou inicie todo o processo de login novamente a partir de um link de e-mail ou abrindo uma nova aba, e agora ela deve ser exibida em português. Isso aconteceu comigo há alguns meses e esqueci de tirar uma foto, mas dirá que sua conta está bloqueada, mas pelo menos agora está em português.
Passo #6: siga os passos para redefinir a conta
Agora que tudo foi redefinido em português, siga os passos na página “Conta Bloqueada” para redefinir/recuperar sua conta no Facebook. Talvez você precise alterar sua senha e os e-mails de confirmação serão enviados para seu endereço de e-mail.
Para evitar que isto aconteça novamente, certifique-se de mudar sua senha para uma mais segura do que a que você usou anteriormente.
Aqui estão algumas dicas para a criação de uma nova senha:
- Ser longo (de preferência 12 caracteres ou mais).
- Único (diferente do usado em outras contas).
- Complexo (incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais, como pontos e cortes, etc.).
- Não óbvio (por exemplo, “senha” ou “facebook”).
- Certifique-se de mudá-la periodicamente.
- Se você tiver usado a mesma senha que foi invadida para outras contas, mude a senha para essas contas também, especialmente se elas estiverem relacionadas a atividades bancárias ou financeiras. Você não quer que os hackers tenham acesso a essas contas.
Para uma segurança on-line mais geral, recomendamos o uso de uma rede privada virtual ou conexão VPN para adicionar uma camada extra de criptografia ao acessar contas sensíveis, tais como Facebook, bancos, e-mail, etc. Há muitas opções premium que funcionam bem, mas também algumas boas opções gratuitas.